top of page
  • Foto do escritorUnBcast

Lei das Fake News: entenda o polêmico PL 2630



Nome do Podcast: Lei das Fake News: entenda o polêmico PL 2630 | Série de Reportagens

 

Instituição de Vínculo: Universidade de Brasília - UnB

 

Equipe: Jornalista: Josué S. Cardoso | Laboratório de Áudio - LabAudio | UnB

 

Sinopse: Áudio-reportagens elaboradas por alunos da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro.

Episódio 1: FAKE NEWS: COMO TUDO COMEÇOU. O objetivo com o primeiro episódio é introduzir o ouvinte no assunto, apresentando os conceitos básicos do termo “fake news” — incluindo a variante mais utilizada cientificamente: “desinformação” — e um panorama geral de como a internet acabou facilitando a disseminação de notícias falsas e trazendo consequências graves até para a imprensa tradicional. Pergunta fundamental do episódio: o que é fake news e por que essa pauta se tornou relevante?


Episódio 2: DO CLICK AO VOTO. A ideia do segundo episódio é traçar uma narrativa histórica a fim de contextualizar para o ouvinte como o assunto da desinformação, que antes não incomodava tanto a classe política, com influência direta da internet nos resultados eleitorais começou a se tornar pauta prioritária no legislativo, despertando várias iniciativas de regulamentação da internet. Pergunta fundamental do episódio: o que aconteceu para que uma legislação de combate à fake news se tornasse uma pauta relevante nos últimos tempos?


Episódio 3: A LEI DAS FAKE NEWS. O objetivo do terceiro episódio é aprofundar nos artigos e dispositivos do PL 2630 a fim de elucidar problemáticas e aspectos positivos do projeto de lei, além de trazer à tona possíveis consequências imediatas para o cidadão comum caso o projeto seja aprovado com o texto atual. Pergunta fundamental do episódio: quais são os pontos fortes e fracos do PL 2630 e o que pode acontecer caso ele seja aprovado como está agora?


Episódio 4: PARA ONDE VAMOS? O quarto e último episódio da série apresenta considerações finais e tentar responder à pergunta fundamental de toda a série — “quais são os obstáculos e desafios para a criação de uma lei idônea de combate à desinformação na internet?” — além de apresentar alternativas socioculturais para um futuro com menos desinformação.

 



Σχόλια


bottom of page