top of page
  • Foto do escritorUnBcast

Um podcast sobre podcasts



Nome do Podcast: Um Podcast sobre Podcasts

 

Instituição de Vínculo: Universidade de Brasília - UnB

 

Equipe: Jornalista: Marcos Amorozo | Laboratório de Áudio - LabAudio | UnB

 

Sinopse: Áudio-reportagens elaboradas por alunos da Faculdade de Comunicação (FAC) da Universidade de Brasília - Campus Darcy Ribeiro.

Episódio 1: O objetivo central do episódio é definir e apresentar o que é um podcast. Para isso, conto como surgiu o primeiro podcast, em 2004, o que é a tecnologia RSS, como isso mudou a maneira de consumo de áudio na internet, exponho algumas definições de podcast, a origem do nome, alguns formatos de programas e as similaridades e diferenças com o rádio.


Episódio 2: Neste episódio, o foco era apresentar um pouco do potencial da comunicação sonora. Com isso, busquei mostrar como a audição é um sentido que mexe muito com a imaginação e com os sentidos mais primitivos. Também é apresentado fatores que justificam como o podcast é uma mídia mais próxima dos consumidores do que outras e porque muitas pessoas ouvem programas de áudio enquanto executam outras tarefas.


Episódio 3: Aqui, apresento o histórico da produção dos podcasts no Brasil. Apresento os primeiros programas que surgiram aqui, e dou alguns exemplos de podcasts mais longevos e famosos no país. Exponho exemplos da expansão na criação de podcasts a partir de 2018, o início de editorias e empresas especializadas em podcasts e como a produção evoluiu ao longo dos anos.


Episódio 4: Este episódio foi pensado para amarrar o apresentado nos três anteriores e apresentar os fatores que justificaram a explosão na produção e consumo de podcast no Brasil nos últimos anos. Para isso, apresento dados de pesquisas que mostram o crescimento nos número de ouvintes, o nascimento de um mercado especializado em podcasts, como o consumo on demand de áudio conquistou o público, assim como os conteúdos especializados.


Episódio 5: No quinto episódio, eu entrevisto duas mulheres que trabalham com podcasts: Paula Scarpin, fundadora da Rádio Novelo, e Tati Bernardi, escritora e roteirista audiovisual. Ambas contam suas experiências profissionais e pessoais. A ideia é mostrar como o crescimento do mercado de podcasts abriu horizonte para que pessoas pudessem empreender na área e/ou encontrar novas habilidades e identificações profissionais.


Episódio 6: O objetivo principal deste episódio é dar dicas para que o ouvinte interessado possa ter ideias de como começar a produzir um podcast. Para isso, converso com dois podcasters que trabalham profissionalmente com programas de áudio e um estudante de audiovisual que tem um projeto experimental -- Evelin Argenta, Renan Sukevicius e Juan Espiñera. Ambos contam como começaram a produzir podcasts, o que deu certo, o que deu errado e o que é preciso saber para se tornar um podcaster. Episódio 7: As formas de se ganhar dinheiro com a produção de podcasts é o tema principal deste episódio. Para isso, apresento as conversas que tive com os podcasters Déia Freitas, do podcast “Não Inviabilize”, e Alê Garcia, do podcast “Negro da Semana”. Eles contam como desenvolvem projetos paralelos ao podcast para conseguir arrecadar dinheiro com publicidade e financiamento coletivo.

Episódio 8: Como encerramento da primeira temporada da série, apresento a entrevista que fiz com representantes de duas plataformas de áudio: Laura Capanema, da Deezer, e Luiz Felipe Marques, da Orelo. Ambos fazem uma análise do crescimento do mercado de podcasts no Brasil, como as plataformas remuneram os criadores e as possibilidade de crescimento no número de produções por aqui nos próximos anos.



 



留言


bottom of page