• UnBcast

Telessaúde Ufam Cast participa do 1⁰ UnBcast: Encontro Internacional de Podscast Universitário

Por: Sebastião de Oliveira | Equipe Ascom



O convite de participação do 1⁰ UnBcast: Encontro Internacional de Podscast Universitário somente foi possível depois da publicação do artigo “Publicação de produção de podcats universitários no contexto da pandemia” pela Radiofonias - Revista de Estudos em Mídia Sonora que destaca o projeto “Telessaúde Ufam Cast”, como um dos principais da Região Norte. O evento acontece no período de 27 de setembro a 1⁰ de outubro de 2021.


Acesse o artigo: https://bit.ly/2TUnU61


De acordo com a coordenadora da Gerência Multidisciplinar de Telessaúde da Universidade Federal do Amazonas (GMTS/Ufam), Adriany Alves de Pinto de Lins Araújo, o artigo apresenta um mapeamento da produção de Podcast universitário que aborda a pandemia e o novo coronavírus. A gestora disse que dentre os 63 podcats gerados de forma remota pelas instituições de ensino superior, a Ufam aparece no Quadro Regional que destaca o trabalho desenvolvido pelo projeto “Telessaúde Ufam Cast”.

A coordenadora relata que o projeto envolve alunos de diversos cursos da área da saúde, tais como: Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e da Residência Multidisciplinar do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV/Ebserh). A gestora disse ainda que estar feliz pela repercussão alcançada, o que vem despertando interesse de outras instituições do Brasil e do mundo pelo trabalho desenvolvido pelos alunos da Universidade. "Apesar de não terem bolsa, trabalham com amor naquilo que fazem", completou a coordenadora.

De acordo com o professor Elton Bruno Pinheiro da Faculdade de Comunicação da UnB, a busca ocorreu a partir do mapeamento realizado por alunos do Projeto de Pesquisa e Extensão da UnB nas redes sociais. Eles identificaram o “Telessaúde Ufam Cast” que se destaca pela ação estratégica do uso do podcast como ferramenta contra a pandemia covid-19.

O docente comenta que a partir daí foi encaminhado o convite para que a experiência possa ser relatada no 1⁰ UnBcast: Encontro Internacional de Podscast Universitário, abordando o processo de produção, a participação de alunos e outros fatos relacionados. Pinheiro finaliza que uma das ações que ocorrerá do evento, é a formação de Grupos de Trabalhos (GT’s), e cada projeto estará inserido de acordo com sua temática.


Sobre a Revista

Radiofonias – Revista de Estudos em Mídia Sonora, antiga Rádio-Leituras (ISSN 2179-6033), é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto, do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Núcleo de Rádio e TV (NRTV) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

O objetivo é ser um espaço para análise e reflexão sobre o rádio, a mídia sonora, o radiojornalismo e os processos de convergência que dialoguem direta ou indiretamente com as diversas modalidades de comunicação sonora. A revista pretende promover debates e estimular o desenvolvimento e a difusão de conhecimento científico, contribuindo, juntamente com outros esforços e iniciativas, para o crescimento do campo dos estudos radiofônicos e da mídia sonora como um todo.

Desta forma, a publicação encoraja a abordagem de questões metodológicas e conceituais relativas ao estudo do rádio e da mídia sonora, estimulando também a interdisciplinaridade nas propostas e o diálogo com pesquisadores de outros países. Radiofonias prioriza publicações decorrentes de pesquisas em nível de pós-graduação e inéditas. Destina-se a pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de comunicação e especificamente de rádio.